Em apenas 2 meses com assessoria de marketing da Revforce, a Andreia’s Cleaning aumentou em 17% o retorno dos investimentos em marketing digital usando a análise de atribuição baseada em dados da Revforce para medir o verdadeiro impacto de cada canal no desempenho geral de vendas, identificando oportunidades de otimização e realocação de investimentos em estratégias mais lucrativas.
A ABHC, uma empresa de serviços de limpeza em crescimento, chegou em um momento onde a parceria com sua agência de marketing havia chegado no limite.
A Andreia’s Cleaning, uma empresa de terceirização de serviços de limpeza em plena expansão, chegou em um momento onde a parceria com sua agência de marketing havia chegado no limite.
Apesar de receberem alguns relatórios semanais, eles sentiam que precisavam de mais dados do que a agência fornecia para crescer com mais segurança, e então decidiram que era necessária uma abordagem mais sofisticada para o marketing. A Revforce foi escolhida com base na sua experiência em marketing baseado em dados.
Apesar de receberem alguns relatórios semanais, eles sentiam que precisavam de mais dados do que a agência fornecia para crescer com mais segurança, e então decidiram que era necessária uma abordagem mais sofisticada para o marketing. A Revforce foi escolhida com base na sua experiência em marketing baseado em dados.
Entre as estratégias ativas, existia um canal em particular, o Instagram, que tinha poucas vendas atribuídas conforme a análise tradicional da agência. Consequentemente, o retorno do canal parecia ser muito baixo quando comparado com outros canais.
Com isso, a equipe de marketing tomou uma decisão equivocada: realocaram o investimento do Instagram para outros canais que, supostamente, geravam mais vendas.
Porém, apesar de mostrar as vendas de cada campanha específica, o método de análise que a agência utilizava não era eficaz para atribuir as vendas de forma justa nos casos em que o potencial cliente visita o site várias vezes e demora mais para decidir fazer uma compra.
Começamos identificando o real impacto de cada estratégia de marketing nas vendas através da plataforma de análise de dados da Revforce, que unifica dados de todos canais de marketing em um só lugar. A análise mostrou que o Instagram gerava um retorno sobre investimento muito maior que o apontado pela análise tradicional. De acordo com a Análise de Atribuição, o verdadeiro ROI do Instagram foi de 3,61 em vez de 0,54 relatado pela análise tradicional.
Uma vez estabelecido que o Instagram tinha o maior impacto nas vendas, prosseguimos com a maximização do potencial do canal. Mas, precisávamos encontrar formas de investir mais nesse canal sem aumentar os investimentos gerais em marketing.
Dessa forma, a partir de análises avançadas da jornada do cliente, identificamos canais e campanhas onde a redução do orçamento teria pouco impacto nas vendas para direcionar aos canais com maior retorno, garantindo que cada R$ fosse investido para trazer mais vendas.
Tendo certeza dos canais que realmente impactavam na aquisição de clientes, nos sentimos confortáveis para começar a otimizar. A primeira rodada de otimizações focou em maior eficácia e, no final de abril, o ROI das campanhas do Instagram aumentou 23%, sem aumentar os investimentos em marketing. No terceiro trimestre de 2023, o ROI melhorou ainda mais 21%, enquanto os investimentos aumentaram apenas em cerca de 10%.
Adotamos uma estratégia de Otimização da Conversão focando na proposta única da empresa de cobrança por número de quartos e banheiros, ao invés de cobrança por hora. Destacamos este diferencial com o conceito de ‘Limpeza baseada em resultados’, ressaltando a eficiência e a satisfação garantida ao cliente através de uma comunicação impactante.
Complementamos isso facilitando a obtenção de orçamentos no site, tornando a experiência do usuário mais simples. Essas mudanças impulsionaram a conversão de visitantes em leads de 6% para 35%, superando a média de mercado de 7,47%, conforme conforme o Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023.
Esse aumento na geração de leads qualificados melhorou significativamente o retorno sobre investimento em marketing e aumentou o faturamento da empresa através da internet.
Com a Revforce, a Andreia’s Cleaning conseguiu otimizar seu processo de vendas e melhorar o retorno em 17% em apenas 2 meses com base nas recomendações fornecidas pela análise baseada em dados.
Mas, este foi apenas o primeiro passo para que as decisões de negócios se tornassem totalmente baseadas em dados. O próximo passo será a implementação da plataforma de Revenue Intelligence da Revforce, integrando todos dados de marketing e vendas para encontrar oportunidades de melhorias na etapa comercial.
A Andreia’s Cleaning é um exemplo de como uma empresa precisa de dados e um time de marketing especializado para escalar o faturamento com segurança.
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